AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Pontos Fracos e Pontos Fortes

A avaliação interna das escolas constitui uma estratégia fundamental para a identificação dos pontos fracos e fortes. Tem um carácter formativo e ajuda a desenvolver uma cultura de escola. O documento de avaliação interna da escola é, por isso, uma peça essencial a que os professores devem dar a máxima atenção. É um documento que deve estar em contínua actualização. Infelizmente, o Ministério da Educação tem bombardeado as escolas e os professores com exigências burocráticas de utilidade quase nula, deixando pouco tempo e energia para aquilo que deve ser essencial.

Neste blogue pretende-se que os alunos, professores, pais/encarregados de educação, funcionários e auxiliares de acção educativa, enfim, todas as estruturas de orientação educativa e serviços especializados participem, partilhem, comentem e promovam a reflexão interna sobre a escola que somos e a escola que temos…   Só assim se poderá introduzir uma mudança consistente nas práticas educativas, bem como na qualidade do serviço por nós prestado.

5 comentários»

  Graça Coelho wrote @

Aproveito, nesta altura tão “sonorizadamente” festiva em que os alunos se manifestam defendendo a lista A, B, C, X ou Y da Associação de Estudantes desta Escola Secundária, para reflectir em poucas, mas, a meu ver!?, importantes questões:
1ª – Se eu fosse aluna será que , neste preciso momento teria algum conhecimento sobre os programas eleitorais das listas para a Associação de Estudantes deste ano lectivo? 2ª – Será que as listas a votação demonstraram alguma preocupação com os problemas reais dos alunos, como o melhoramento da escola, o seu bem-estar, fazer da escola um espaço melhor e mais agradável de se estar, pela defesa dos alunos e pelo seu entretenimento?
3ª – Será que os 25 anos de escola não mereciam uma festa, um encontro, um torneio, um fórum, um almoço-convívio? Será que se lembraram disso?
Vamos então reflectir: não haverá nos alunos pertencentes à(s) lista(s) concorrente(s) uma falha grande, pois fizeram muito “barulho” (na sexta-feira passada não se podia estar na escola durante o intervalo), muita “sujeira” (sobretudo no parque de estacionamento) e pouco (ou nada!) acerca do seu programa…
Ainda que fosse só um programa de festas, pois esta escola já teve alunos capazes de organizar grandes festas.
E sabem?
Sinto-lhes a falta.
Se fosse aluna até ficava um bocadinho triste.

professora Graça Coelho

  Paula wrote @

A “Campanha Escola Limpa” que os funcionários da nossa escola pretendem iniciar incide em educar os alunos desta escola para a necessidade de se preservar as salas de aulas limpas, através da recolha do lixo que alguns deles continuam a lançar para o chão e ensinar a deitar o lixo nos sitios certos.
A nossa Escola encontra-se actualmente muito preenchida de aulas e os poucos funcionários existentes não têm oportunidade de efectuarem as limpezas devidamente, por isso esta campanha apela ao sentido cívico de todos nós, no sentido de podermos colaborar na limpeza das salas de aula.
Uma sala de aula mais limpa é certamente muito mais aprazível !!!
Para isso os funcionários tiveram a ideia de lançar 2 concursos.

1. encontrar um logótipo para a campanha (CEL)
2. premiar as turmas mais limpas mediante a observação/avaliação dos funcionários.

O que acham desta ideia???
A funcionária Paula Sousa

Aguardo resposta…

  Paula Mendes wrote @

Acho que todos nós gostamos de viver num espaço limpo e arranjado. Há cerca de 11 anos quando cheguei a esta escola, uma das coisas que me fascinou foi ver uns jardins tão bonitos e diferentes da escola onde eu tinha sido aluna. Estes estavam povoados de chorões ( numa altura em que a escola não era para chorar!…). Pois bem, mais me agradou quando no decorrer dos anos que por cá tenho passado verifiquei que os alunos tinham um respeito muito grande por estes nossos lindos jardins. Então, não estará na hora de fazer das nossas salas de aula os jardins da nossa escola?

[…] Pontos Fracos e Pontos Fortes, 2008/10/16 at 12:58 […]

  Avaliação Interna wrote @

[…] Pontos Fracos e Pontos Fortes, 2008/10/16 at 12:58 […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: