AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

À procura de uma “boa” escola…

 

Todos nós, actores educativos, procuramos aquilo que se conhece como uma “boa” escola. E uma escola desse tipo (não sabemos sequer se ela existe, mas é possível criá-la!) é uma escola eficaz, uma escola onde as coisas correm bem, onde os alunos têm bons resultados, onde há boas lideranças…

Vejamos:

Será uma “boa” escola aquela que tem um bom clima, i.e., a que tem um lugar amigável, onde as pessoas se “sentem” na instituição? Aquela onde as relações (professores-alunos-auxiliares-conselho executivo) são colegiais? Onde existe um sentido de trabalho de equipa entre todo o pessoal da escola? Em que a ajuda prestada pelos mais experientes aos menos experientes é valorizada? Onde há tolerância zero para com os comportamentos agressivos entre alunos? Onde há organização e comunicação? Em que é feita uma boa gestão de tempo e de recursos? Em que se reconhece o sucesso educativo? Onde existe uma política de equidade e de oportunidades e em que a crença de que a diversidade cultural, moral, intelectual e social acrescenta valor à vida e à aprendizagem na escola? Aquela em que os Pais desempenham um papel activo na aprendizagem dos seus filhos? Onde existe apoio ao ensino e à aprendizagem por parte dos professores? O lugar onde há partilha entre os professores dos sucessos e dos problemas dos seus alunos? Onde o clima da sala de aula é propício ao estímulo e ao interesse? Onde existe ordem, propósito e descontracção? Onde há confiança para se pedir ajuda e apoio?

A eficácia da escola tem que dar um contributo importante para o desenvolvimento das escolas. Mas é vital que se adopte uma perspectiva menos prescritiva e mais dinâmica. Uma “boa” escola tem que ser aquela em que os seus principais intervenientes sintam interesse, adesão, apoio; aquela em que os professores/educadores estão civicamente empenhados na melhoria da educação.

Nos tempos que correm, a procura de uma “boa” escola pode fazer lembrar a mítica caça ao Unicórnio. Mas é possível implantarem-se mudanças visíveis e activas se se colocarem os professores no papel de agentes de desenvolvimento curricular. Mudanças educativas que terão que ser geradas a partir do seu interior.

Nesta página prometemos (sempre que nos for possível!) “provocar”, propor e implicar os agentes educativos na análise e na reflexão das suas práticas.

Afinal a escola enquanto organização converteu-se na última esperança de melhoria da educação… apesar das evidentes desilusões, claro.

1 Comentário»

  Alzira Silva wrote @

Não será um fardo demasiadamente pesado atribuirmos à escola a última esperança de melhoria da educação?
Onde está o prestigio da classe docente?
Será que o professor vê ,hoje, reconhecido o seu valor como agente de mudança, como agente constructor dessa melhoria na educação?
Penso que esta ” boa ” escola que todos demandamos exige também muito das famílias, da sua participação na tomada de decisões escolares. O envolvimento das famílias pode melhorar a qualidade do ensino e promover o sucesso escolar. Não esqueçamos que cabe aos pais organizar a rotina familiar diária dos seus filhos e estabelecer-lhes regras de comportamento. Aos pais cabe também a tarefa de se envolverem em actividades de aprendizagem em casa: realização das fichas de trabalho, projectos de investigação e actividades de remediação. Joyce Epstein, nos seus estudos, mostra que os pais que ajudam os filhos a realizar os trabalhos de casa, valorizam mais o trabalho dos professores.
Será que os pais dos nossos alunos têm condições/ tempo para ajudar os seus filhos?
Quando forem criadas condições para os pais poderem educar e para os professores / educadores , empenhados na melhoria da educação,poderem ensinar então chegaremos a essa ” boa ” escola.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: