AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Aplicação de questionários a Auxiliares de Acção Educativa e Funcionários

Os Auxiliares de Acção Educativa e os Funcionários, como agentes do sucesso educativo, têm vindo a desempenhar papéis muito importantes nas instituições escolares, dada a sua importância na promoção do bem-estar e na existência de relações interpessoais estimulantes, positivas e, sobretudo, assertivas junto dos nossos alunos.

A equipa de avaliação interna desta escola tem vindo a debruçar-se na formulação de questionários a serem aplicados, prioritariamente, aos Funcionários e aos Auxiliares de Acção Educativa. Eles incidirão na (in)satisfação com a organização, com o(s) tipo(s) de liderança(s), com o clima de trabalho, o aperfeiçoamento na carreira, o nível de (des)motivação e as condições de higiene e de segurança no trabalho.

A equipa apela, por este motivo, às sugestões por parte da comunidade escolar sobre questões e/ou aspectos a ter em conta e que possam melhorar estes mesmos questionários.

Aguardamos então a vossa participação!

 

 

2 comentários»

  Paula wrote @

Já era hora de alguém reconhecer que as “senhoras de limpeza e contínuos” desta escola têm o seu lugar devidamente assinalado junto da comunidade escolar. Não são melhores nem piores, apenas úteis, necessários e excelentes profissionais como qualquer um dos actores educativos que aqui trabalha.
O trabalho destes profissionais é pouco visível porque a cada 45 minutos o trabalho por eles desempenhado cai por terra quando uma sala de aula é ocupada com 30 alunos irrequietos e avidos de aventuras. Essa invisibilidade existe também porque não têm que fazer relatórios periódicos acerca do seu trabalho e portanto não fica escrito em actas as actividades que desenvolveram ao longo do ano, nem sequer em Conselho Pedagógico fica assinalado a quantidade de salas varridas, de quadros limpos, de sanitas desinfectadas e as tantas vezes que têm de socorrer alunos que passam mal, limpar as diabruras de outros alunos menos civilizados, apanhar com a má educação por vezes rude e violenta desses mesmos filhos dos seus “encarregados de educação” e ainda zelar pelo bem-estar destes, dando-lhes, sempre que possível, a atenção que eles procuram e não têm nas suas casas.
O Auxiliar da Acção Educativa colabora com o todo na edificação dos individuos de amanhã, são eles também uma celula importante e indespensavel para o bom funcionamento deste organismo.
É facto que a nível nacional é notória a extinção destes profissionais, por vezes são uma mão de obra envelhecida depropositadamente para quase automatizar o que outrora era sentimento.
Vivemos nuns tempos em que os laços, a cultura, a educação, o aprender com a escola da vida, nada contam, por isso gradualmente “o/as Senhore/as empregado/as” vão desaparecer e parece-me positivo que na recta final desta categoria profissional lhes prestem uma humilde homenagem para perpectuar a lembrança dos “contínuos” de outrora á juventude de amanhã.
Eu, como Auxiliar da Acção Educativa agradeço, à equipa da Avaliação Interna desta Escola Secundária pela lembrança e reconheço-lhes a sua visão ampla acerca da realidade escolar com bastante apreço. Bem-hajam!

  Graça Coelho wrote @

“Aprender é remar contra a corrente. Parar é andar para trás”.
Lao-Tsé

Algumas escolas estão a ser avaliadas por consultores externos, antecipando-se ao processo de avaliação proposto pelo Ministério de Educação. O objectivo é melhorar o que está mal. Professores, funcionários, alunos e encarregados de educação, todos avaliam e são avaliados.

O modelo CAF baseia-se, essencialmente, na avaliação dos processos de gestão das organizações públicas e segundo os critérios EFQM (Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade). Estes já são aplicados em muitas unidades de ensino europeias, nomeadamente na Europa do Norte.
Claro que uma boa liderança/gestão irá sempre influenciar os resultados escolares dos alunos. Isso é sabido! O modelo CAF deve, por esse motivo, ser adaptado à realidade escolar local e a cada estabelecimento de ensino, quer esteja localizado em grandes cidades ou numa freguesia do interior do país.

A nossa escola inicia o ano com a formulação e aplicação de questionários aos Funcionários e AAEducativa, também eles um recurso educativo cada vez mais essencial na educação dos nossos jovens que, afinal, são a esperança do futuro. Envolver todos os recursos humanos fundamentais na constituição de laços de pertença social e cultural e no estabelecimento das relações de colaboração com a comunidade escolar e em geral, quer no âmbito da socialização, quer na formação e educação dos alunos parece uma necessidade. É que os AAEducativa podem também ser um “valor acrescentado” para a qualidade da Secundária de Lousada. Parabéns aos funcionários e aos AAEducativa desta escola, pois durante as horas de trabalho fazem o máximo que podem. Parabéns à direcção executiva e parabéns à equipa de avaliação interna pelo seu empenho na avaliação. Fico a aguardar os resultados…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: