AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

A nossa escola é “muito à frente!”

images93hand_and_mouse

As Tecnologias da Informação

                                                                                                                                                                          por João Bragança

Um dos aspectos positivos da Escola Secundária de Lousada é o facto de a escola estar extremamente envolvida nas novas tecnologias, nomeadamente nas TIC. A maioria dos professores tem blogues com a matéria leccionada nas aulas e algumas curiosidades sobre essa mesma matéria. É muito bom quando os alunos podem encontrar toda a matéria, exercícios e curiosidades sobre a matéria que dão nas aulas, simplesmente à distância de um clique no computador. E não existem só os blogues. Também existe a plataforma Moddle (que para mim é “muito à frente!”) o que permite até conversações em directo entre alunos e professores nas vésperas dos testes! Acho que desta forma o ensino na nossa escola quebra a monotonia e aquele ritmo das aulas “fechadas” nas salas e estendem essas mesmas aulas para o mundo virtual, isto é, para as aprendizagens online. Nem todas as escolas têm este tipo de coisas… por isso a nossa escola está um passo à frente de uma grande parte das outras. E é obrigação nossa (das escolas), pois com este Plano Tecnológico de Portugal estes sistemas são fundamentai, pois assim as escolas ficam cada vez mais perto dos alunos, ficam a distâncias ainda mais curtas.
O que é pena é que na minha perspectiva nem toda a comunidade escolar (falo principalmente dos alunos) faz os possíveis por estar “dentro” destas coisas… mas espero sinceramente que esta situação se inverta.

Saudações caros blogadores.

2 comentários»

  Graça Coelho wrote @

Há alguns anos que eu resistia (talvez por receio de não ser capaz) a “meter-me a caminho” na construção de um blogue… não porque não me faltasse vontade ou interesse, mas porque achava ser quase impossível. Assim, e ao fim de muitos anos de “resistência”, achei que estava na hora. Numa formação em que participei, há poucos anos, em Tratamento Documental e Animação de Bibliotecas Escolares senti que estava a ficar “ultrapassada” e isso era um pensamento que não faz parte do meu carácter… Fiquei tão entusiasmada com as potencialidades das novas tecnologias da Informação e da Comunicação que, sem quase me dar conta, alarguei os meus rudimentares conhecimentos com a criação de um símples blogue que desse a conhecer as actividades, as novidades, os projectos da escola e disso desse conta a toda a nossa comunidade. A receptividade obriga-me a continuar, também porque sei que tenho vindo a despertar o tal “bichinho” noutras pessoas, colegas e amigas. Achei extraordinário descobrir como as TIC me(nos) podem ajudar a “aprender a aprender”, i. e., a buscar, a colaborar, a partilhar com os outros. Hoje (e a propósito disso mesmo!) encontrei uma entrevista dada por Bill Gates à revista inglesa Time que não posso evitar transcrever este excerto:

“Time – A educação é algo que o preocupa bastante. A tecnologia proporciona uma aprendizagem melhor?
Bill Gates – É importante ter alguma humildade quando se fala de educação. A televisão ia mudar a educação, as cassetes vídeo e a instrução assistida por computador também. Mas até à explosão da Internet, há dez anos, a tecnologia não tinha mexido sequer uma palha na educação. Aprender é basicamente criar um contexto de motivação. É sobre o porquê de aprender. A tecnologia tem, aqui, um papel, mas não é uma panaceia.”

Tenho que dar razão ao Bill, pois o blogue da Biblioteca “mexeu muitas palhas”…permitiu-me comunicar aquilo que por cá se vai fazendo com o resto do mundo… levar a biblioteca da escola por aí fora; mostrar que a Secundária de Lousada é mesmo “muito à frente!”

Graça Coelho

  Paula Mendes wrote @

Eu sempre me interessei por informática, desde a simples utilização para a escrita, utilizandos processadores de texto ainda em ms-dos. No entanto, com o desenvolvimento crescente das tecnologias de informação este trabalho tem vindo a ser cada vez maois simplificado.
Concordo, humildemente, com o Bill Gates quando diz que a internet veio mexer bastante na educação e na forma de aprender e, tenho estimulado os meus alunos a utilizarem o mais possível as maravilhosas ferramentas que estão ao nosso dispôr, inclusivamente o msn que os alunos utilizam para uma simples conversa, mas que também pode ser utilizado para rentabilizar o estudo com os seus pares.
Claro que há que não esquecer o contacto humano, os encontros em casa uns dos outros, o lanchinho…. Há que dosear as coisas, o contacto humano frente a frente a frente também é necessário.
Há uns anos atrás participei numa formação para a construção de páginas web e, embora tenha conseguido criar uma página, foi um trabalho árduo. Hoje em dia, com as ferramentas web 2.0, criar uma página, um blogue, …. está como diz o João Bragança à distância de um clique.

Permite-nos, também a partilha de informação de uma forma mais eficaz.

A nossa escola está de facto “muito à frente” no que diz respeito a este aspecto. Espero que continue assim por muito tempo. Sempre à frente.


Deixe uma Resposta

