AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Afectividade e Educação

 

 

 

 

Assumindo um caráter pedagógico, a avaliação precisa desvincular-se do processo classificatório e selectivo, para estabelecer o básico da sua função que se aplica principalmente ao professor que a utiliza, analisando e reflectindo os resultados dos alunos. Desta forma, a avaliação propicia a tomada de conteúdos, as novas metodologias e um redimensionamento da trajectória, conforme a necessidade do momento, enfatizando deste modo o processo, reflectindo o ensino que procura a construção do conhecimento. Ela deve ir muito além de avaliar a aprendizagem do aluno; ela ultrapassa essa dimensão avaliando em contrapartida o trabalho da escola e o desempenho do professor, promovendo a revisão e a redefinição dos objectivos propostos.
Para Philippe Perrenoud: “Mudar a avaliação significa, provavelmente, mudar a escola”.
A avaliação apresenta-se, desta forma, como o retrato da escola, revelando unicamente a educação que ali se aplica, mostrando a concepção de escola, de homem, de mundo, de sociedade… Esse pode ser o caminho! O ponto chave da educação deve ser o aluno aprender a prender, saber pensar, saber ser, ser crítico e ser analítico. E é dentro dessa perspectiva que a avaliação escolar deve trabalhar sempre! Avaliar o rendimento escolar, portanto, é um dos elementos para reflexão e transformação da prática escolar. Os aspectos qualitativos devem prevalecer sobre os quantitativos “…a inspirar amor ao trabalho sem sanções arbitrárias, já existem sanções naturais e inevitáveis.”(Francisco Ferre i Guàrdia, in “La Escuela Moderna”).

Como objectivo principal, devemos valorizar a afectividade como um dos pressupostos básicos para a aprendizagem e a para a sua eficácia na avaliação do rendimento escolar.

 

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: