AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Avaliar a escola é uma tarefa necessária!

 

Vivemos numa sociedade do conhecimento e da informação e estes dois conceitos irão dar forma à estrutura fundamental do futuro dos nossos alunos. Por este motivo, as escola têm de ser, cada vez mais, “centros de aprendizagem” de todos os seus membros. Entenda-se “aprendizagem” no sentido da consciencialização constante daquilo que dela se faz e da rectificação, ou da procura colectiva, do novo, do melhor.

Os tempos que correm são tempos do culto da qualidade, da eficiência. E a nossa escola, num ritmo tão acelerado a que vai, não pode ficar imune a esse culto. É preciso rentabilizarmos os recursos (tendo em conta a crise económica), darmos resposta à democratização das sociedades (a escola é um privilégio para todos), combatermos a falta de competências que leva ao crescente desemprego (que é, fudamentalmente, selectivo), corrigirmos as ainda grandes desigualdades sociais (o novo conceito de pobreza tende a alastrar), promovermos a autonomia das escolas públicas (com a prestação social de contas do sistema educativo), valorizarmos os contextos escolares e os professores que são os recursos humanos mais valiosos do sistema educativo em geral, pois sem eles nada funcionaria…

‘Como levar os professores, habituados a cumprir rotinas, a repensar a sua profissão ? Eles não desenvolverão competências se não se perceberem como organizadores de situações didácticas e de actividades que têm sentido para os alunos, envolvendo-os, e, ao mesmo tempo, gerando aprendizagens fundamentais. Muitas vezes, um professor é alguém que ama o saber pelo saber (…)  Se ele se coloca no lugar dos alunos que não são e não querem ser como ele, ele começará a procurar meios para interessar a sua turma por saberes, não como algo em si mesmo, mas como ferramentas para compreender o mundo e agir sobre ele. O principal recurso do professor é a postura reflexiva, a sua capacidade de observar, de regular, de inovar, de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência.’

Construindo Competências, Entrevista com P. Perrenoud, Universidade de Genebra

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: