AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Preparação de questionário sobre INDISCIPLINA

Os problemas familiares encabeçam as principais causas da indisciplina. Outrora a pobreza e as desigualdades sociais, a violência doméstica e o alcoolismo foram apontados como as principais causas que minavam o ambiente familiar. Hoje aponta-se o dedo, sobretudo, à desagregação dos casais, a problemas com a droga, à ausência de valores, à permissividade na educação, à demissão dos pais da educação dos filhos… entre tantos outros. Cabe à escola, em último reduto, tudo fazer para a diminuir. Pensamos nós.

A equipa de avaliação interna está a preparar um questionário on-line para ser feito aos alunos e aos professores sobre a INDISCIPLINA na escola. Em breve poderão consultar-se neste blogue os resultados do trabalho iniciado pela nossa equipa.

2 comentários»

  Graça Coelho wrote @

Ainda bem que se inicia uma auscultação das causas da indisciplina na sala de aula, pois é (a meu ver!) um dos assuntos que mais tem mobilizado pais, professores, técnicos… e, em casos particulares, também os alunos. A constante falta de consenso a respeito do significado do termo leva a que o assunto seja complexo. Parece-me não ser um conceito estático ou uniforme. Não deve nem pode ser universal. É preciso “inquietarmo-nos” ainda mais, ampliarmos o nosso olhar para este problema, que mais parece um fenómeno… Temos que nos colocar na pele de uma criança, de um jovem e reparar que eles são o reflexo de uma sociedade cada vez mais injusta, mais opressora e violenta. Na minha qualidade de professora (e de bibliotecária de uma escola pública) tenho observado mais directa e profusamente essa indisciplina nos alunos. Mas sei, também, que as crianças, por natureza, são indisciplinadas, fazem birras, são teimosas… Sei o quanto os seus pais os moldam, os domam e tanto se esforçam. Mas há pais e pais e pais e pais… e todos eles (de um modo geral), quando são confrontados com a indisciplina dos seus filhos na escola, logo pensam que a culpa é dos professores, porque não exercem a SUA autoridade.
Penso que é preciso toda a escola se debruçar neste tema. É urgente os professores saberem definir as regras de “saber ser” e de “saber estar” para os seus alunos aderirem a elas. A disciplina também se ensina e também se aprende, eu penso… e dá muito trabalho. E o desenvolvimento de práticas pedagógicas da disciplina é fundamental.
Talvez neste processo de avaliação interna da indisciplina a escola descubra a origem de alguma dela. Oxalá os mais “indisciplinados” tenham coragem e sejam sinceros nestes questionários.
Quero aqui prestar a minha admiração à equipa. Aguardo o resultado deste serviço.
Graça Coelho

  Maria wrote @

Gosto disto:)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: