AVALIAÇÃO INTERNA

do Agrupamento de Escolas de Lousada

Como pode a avaliação interna sustentar a transparência?

Parece que quanto mais se discorda do ensino e da educação, mais se empurram as escolas para serem avaliadas… o discurso oficial da necessidade de promover uma “cultura de avaliação”, agora transformado numa espécie de slogan ideológico, como se dali viesse uma solução.

E não é assim!

Sem uma confiança forte por parte dos profissionais da educação (os professores) e das especificidades dos contextos locais da escola, a autoavaliação poderá ter consequências negativas. A avaliação interna da escola fornecerá elementos para um ponto da situação, mas não é nenhum programa de melhoria. Ele aponta linhas de acção e propostas para sustentar decisões. Ele é, meramente, instrumental e não substitui a reflexão sobre a escola. Deve ser uma ferramenta para suportar e qualificar essa reflexão. Por isso, a pluralidade da prestação de contas dos diferentes agentes educativos, agora congregada no dito “relatório”, faz com que a coordenação e as necessárias mudanças no funcionamento da nossa escola resultem, não unicamente dos normativos do ministério ou da direcção, mas de uma lógica de cidadania. Ele deve ser o esforço para continuarmos a apostar em dinâmicas já existentes, estimularmos a melhoria contínua, identificando, claramente, as áreas onde é necessário aperfeiçoar, fomentarmos as boas relações interpessoais, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e, forçosamente, incentivarmos a partilha de experiência, de conhecimento e de boas práticas, conhecendo melhor as nossas motivações.

A avaliação interna da escola  pode também compensá-la dos resultados devastadores dos rankings, por vezes tão desumanos. Assim, ela comprometer-nos-á a todos: Direcção, Conselho Pedagógico, Conselho Geral de Escola, Professores, Pais, Alunos, “amigos críticos” e, quem sabe, também a autarquia… e da forma mais ampla possível. Ela será o reforço indispensável para desenvolvermos, necessariamente, a nossa autonomia.

6 de Julho de 2011

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: